Positividade

O Modelo da Positividade nos ajuda a perceber os acontecimentos positivos ao nosso redor, trazendo um sentimento de gratidão e felicidade e tem grande apoio e reconhecimento científico por se basear no campo da psicologia positiva. Também possibilita acompanhar a evolução de nossa jornada, se a mesma está em direção aos objetivos traçados e nossos atos de generosidade. Em suma, essa ferramenta ajuda a acompanhar nossas atividades diárias para que seja possível avaliar se estamos seguindo uma trajetória de plenitudes – e caso contrário, avaliar as ações necessárias para este objetivo.

O campo da psicologia positiva procura maximizar nosso “bem-estar”, tendo os seguintes pilares: emoções positivas, engajamento, significado, realizações e relacionamentos(pois em geral, os bons momentos na vida são ainda melhores quando compartilhados com quem nos importamos)

Para que este exercício funcione, o segredo é não ser visto como algo obrigatório, uma tarefa, um “tenho que fazer”, e sim como uma escolha – eu escolho acompanhar meu crescimento, ser grato pelo que acontece ao meu redor e ser generoso, tendo como resultado uma vida de grande valor e significado. Inicie agora!

Passos:

  • >=3(três ou mais) Gratidões: Ao menos três acontecimentos positivos que o faça sentir grato (não precisam ter sido feitos por você);
  • >=1(uma ou mais) Jornada(s): Pelo menos uma coisa que fez neste dia para seguir sua jornada de crescimento em quaisquer destes âmbitos: crescimento profissional(trabalho/lar/estudos), evolução pessoal(físico/mental), laços conjugais, laços familiares(pais, filhos, animais de estimação, etc), laços sociais/amizade/comunidades;
  • >=1(um ou mais) Ato(s) randômico(s) de generosidade: Pode ser uma ligação telefônica, uma mensagem por rede social/sms/e-mail para quem você não se comunica a muito tempo mas admira e contar essa admiração(genuinamente verdadeira), doação a uma causa nobre, se oferecer(por conta própria sem esperar nada em troca) a ajudar alguém do trabalho/família/amigo, dar um bom conselho, simplesmente parar para escutar alguém, apoiar iniciativas edificadoras, inspirar pessoas com histórias de sucesso… ou mesmo pequenos atos como: pagar um café a um amigo, preparar/bancar um jantar para seu cônjuge, comprar uma flor/bombom/lembrança a alguém especial, elogiar o trabalho de um bom prestador de serviços, ser gentil com estranhos, em suma, qualquer fato que faça alguém se sentir feliz/grato.
  • Meditação: é uma das formas mais eficientes para melhorar nossa atenção, foco, relaxamento e com isto, reduzir situações de ansiedade/stress, melhorar nossa absorção de novos conhecimentos, paz e felicidade. Este item é tão importante, que pode substituir um dos items acima(como um coringa). Mesmo que seja uma meditação de 1 minuto, o importante é criar uma rotina ligada a meditação. Dos diversos tipos existentes, algumas sugestões ligadas a fortes resultados científicos: Love & Kindness; 5 Stages of Presence Pratice; Transcendental, 5 minutes. Mas fique a vontade para seguir o método que desejar. Uma sugestão de aplicativo para ajudar nesta tarefa é o Insight Timer, disponível em várias linguagens, e gratuito.

O ideal ao iniciar o uso desta ferramenta é seguir a mesma por 100 dias consecutivos. Isso faz com que mudemos nosso modelo mental, e desta forma, passar a valorizar os acontecimentos positivos que surgem ao nosso redor e muitas vezes não percebemos. Devido a esta natural “programação negativa”, damos uma importância maior a resultados negativos por conta das diversas situações de vida ou morte que nossos ancestrais enfrentavam – e não era para menos, viviam em média 40 anos a pouco mais de um século atrás e apenas 30 anos no auge do Império Romano.

É um exercício prazeiroso, pois remete a tudo de positivo que aconteceu naquele dia, e ao mesmo tempo, incentiva naturalmente a percepção da própria evolução e das realizações e vitórias, trazendo um senso de gratidão e satisfação enorme!

É importante ter em mente que os registros devem sempre ser coisas positivas, não vale colocar algo do tipo “fulano mereceu”, deve ser algo 100% positivo. O motivo é que acontecimentos negativos são muito fáceis de ficar em nossa memória, não precisamos registrar.

Modelo prático: Criar um Post na sua rede social preferida(ex: facebook) apenas com o texto:

“100 dias de positividade – http://www.iconfraria.com.br/positividade
Escolhi compartilhar este Report Diário com algumas pessoas, para que acompanhem e incentivem nesta jornada. Espero que gostem, se inspirem, mas fiquem a vontade para sair. Para entender, só clicar no link”

Configurar a privacidade do mesmo da forma que desejar(público, amigos, apenas você), marcar as pessoas que você quer que acompanhem o mesmo(e desta forma, incentivar a sua trajetória):

Screenshot_2015-10-21-02-24-40 (1)

Clicar no horário do post para salvar o link(e achar o post no futuro):

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Fazer um comentário por dia, seguindo este template:

Dia 1
>= 3 Gratidões



>= 1 Jornada

>= 1 Generosidade

> Meditação

Ex:

Screen Shot 2015-10-21 at 3.09.26 AM

Em meu quarto ciclo, deixo meu modelo aberto para elucidação e incentivo

Um outro modelo mais reservado, usando o Workflowy
https://workflowy.com/shared/e523a5bd-7780-f5b6-b547-a569fe54d7f2/

Modelo usando “Google Keep

Dia 36 – 05/02/2014

  • >= 3 Gratidões
    • Almoçar com equipe
    • Jantar com minha mulher
    • minha mulher finalizar seu TCC, e ter ficado excelente
    • Excelente feedback do professor/tutor sobre ao meu TCC
  • >= 1 Jornada
    • Treinamento: 7 hábitos de pessoas altamente Eficazes – 3/3
    • Receber nota final do TCC – 9.5! Terminando oficialmente o MBA
  • >= 1 Generosidade
    • Enviar minhas anotações sobre o treinamento às pessoas participantes
    • Ajudar minha mulher a terminar seu TCC

O ideal é compartilhar esse exercício com seu cônjuge, parente ou amigo mais próximo, mesmo que o mesmo não faça este exercício. Vai descobrir como esta pessoa irá se sentir privilegiada por sua confiança na mesma, e perceberá como é bom compartilhar sua evolução.

O exercício não precisa parar após este prazo de 100 dias – pode estender até finalizar uma jornada importante, mantendo o apoio das pessoas que estarão acompanhando a mesma. Pode também repetir este ciclo de 100 dias no futuro nas seguintes situações: quando sentir necessidade de renovação; simplesmente a cada ano; quando a vida se tornar muito dura e/ou amarga; no inicio de uma grande jornada; até mesmo sem um motivo específico, apenas o desejo de acompanhar sua evolução!

Ps: Alguns buracos nos dias mais esgotantes são normais e podem ser repostos mais tarde, caso não se passem muitos dias. Caso o mesmo seja interrompido por muitos dias o ideal é recomeçar o exercício com no máximo 1 a 2 dias anteriores e prosseguir com esta metodologia. Lembre-se que precisa ter certeza(reflita e seja honesto consigo mesmo) que este é o seu foco, acompanhar sua evolução e perceber sentido em suas ações diariamente.

Comente em nossa página o quanto este método tem contribuído em sua jornada e inspire outras pessoas!
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Leitura recomendada:
Optimal Functioning: A Positive Psychology Handbook

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